Com problemas para dar conta de todas as atividades da sua instituição de ensino? Encontre aqui as melhores dicas para melhorar a organização e gestão escolar!
A gestão escolar da sua instituição não é eficiente e deixa a desejar? Se te aliviar saber, administrar uma escola não é uma tarefa fácil…
Os gestores educacionais precisam se ater aos mais diversos processos, desde questões financeiras até a área pedagógica.
Com isso, é normal se perder no meio do caminho, mesmo quando existem estratégias pré-definidas.
Para te ajudar a voltar para os trilhos e melhorar no quesito da organização e gestão escolar, esse artigo é para você!
Com as dicas que você aprenderá aqui, fica mais fácil gerenciar a sua instituição de ensino, delegando as tarefas e acompanhando os resultados.
Você não vai querer perder esse conteúdo, não é mesmo? Veja só os tópicos que serão abordados no decorrer da leitura:
Acompanhe o post conosco!
A gestão escolar se trata de um grupo de atividades e ações que tem como objetivo otimizar o ensino oferecido aos estudantes.
Para isso, são utilizadas as mais diversas estratégias e princípios para coordenar e elevar a eficiência das atividades que são realizadas na escola.
Uma boa gestão escolar é aquela em que o gestor e seus colaboradores conseguem administrar todas as questões com eficiência, considerando as particularidades de cada área.
Através de uma liderança bem fundamentada, a sua escola poderá desfrutar de resultados positivos, com uma gestão que possui objetivos bem estabelecidos.
A gestão escolar é feita pelos mais diversos profissionais da educação, não ficando a cargo somente do diretor!
Coordenadores, professores, técnicos e pais são responsáveis por acompanhar de perto cada processo e contribuir para um ambiente cada vez melhor para os alunos.
Para ter uma gestão escolar efetiva é necessário conhecer quais são os pilares, para que assim, os responsáveis por cada área possam trabalhar para oferecer os melhores resultados.
Veja só quais são esses pilares:
A gestão administrativa é responsável pela manutenção diária e o bom funcionamento da instituição de ensino.
A área administrativa cuida de todos os recursos da instituição, incluindo aqueles que são materiais, físicos e financeiros.
A gestão pedagógica é um dos mais importantes e representantes pilares de uma escola.
É a área pedagógica que realiza o planejamento de propósitos, utilizando métodos e conteúdos que farão parte do plano de ensino das turmas.
A gestão pedagógica é responsável por definir quais serão os parâmetros de aprendizagem e ensino a serem adotados pela instituição.
A gestão de recursos humanos é uma área bastante ampla, que trabalha a interação da escola com os professores, coordenadores, demais funcionários, fornecedores e, claro, com pais e alunos.
A gestão da comunicação é importante para que sejam atingidos os objetivos pedagógicos propostos.
Quando os colaboradores, pais e alunos são ouvidos, todos os envolvidos sentem que fazem parte do processo de decisão da organização.
Não tem como falar em gestão sem falar em financeiro, não é mesmo? Este importante pilar da escola se preocupa em proporcionar todos os recursos da instituição.
Agora vamos à cereja do bolo: afinal de contas, como você pode melhorar a organização e gestão da sua escola?
Bem, aqui vão as principais ações que você deve começar a pôr em prática para ter melhores resultados na sua instituição:
Em primeiro lugar, para melhorar a organização e gestão escolar é necessário contar com um bom planejamento.
Esse plano deve possuir todas as questões pedagógicas, administrativas, financeiras e tecnológicas da sua escola.
É válido fazer uma ampla avaliação sobre as demandas administrativas de todo o ano, também considerando os eventos escolares e as atividades dos colaboradores.
Com o planejamento pronto e todas as demandas em mesa, é chegado o momento de definir quais são as prioridades de execução do seu plano de ação.
Nesse momento, é importante considerar o impacto financeiro que essas ações causarão, sempre olhando para a saúde financeira da sua instituição.
O diretor da escola não pode e nem deve assumir todas as tarefas da gestão escolar, são muitas atividades para dar conta!
Por isso, ao contar com um planejamento detalhado das atividades, com o mapeamento e definição de prioridades, é possível delegar essas tarefas para outras pessoas.
Assim, é possível resolver tudo em um tempo hábil para pesquisa e plano de ação.
Quando falamos em melhorar a organização e gestão escolar, é necessário ter algo em mente: o aluno sempre será o foco das suas estratégias.
A direção e coordenação da escola devem trabalhar em oportunidades que sejam direcionadas para os alunos.
Afinal, são eles os protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, e qualquer recurso ou estratégia que ofereça um melhor desenvolvimento sempre será bem-vindo.
Pensar em oferecer na sua instituição de ensino somente disciplinas da grade curricular obrigatória sem pensar em dinâmicas e formatos interativos não é a opção mais interessante.
Sair do modelo tradicional de provas e atividades onde a jornada se resume a resultados ou números engessam alunos e professores, decaindo o desempenho das turmas.
Aqui, a dica é utilizar recursos tecnológicos no planejamento pedagógico, para que as turmas tenham atividades regulares com recursos interativos, desafios, jogos e competições online.
Para ter uma gestão escolar de qualidade é necessário que os objetivos da escola estejam alinhados com seus colaboradores.
Nessa realidade, os funcionários da sua instituição devem ter clara noção do que é esperado deles e como é o escopo de seu trabalho.
Para isso, é necessário realizar o treinamento dessas pessoas, para que elas conheçam quais são os seus direitos e deveres no ambiente do ensino.
Por ser um ambiente bastante dinâmico, a instituição de ensino deve comunicar com eficiência para colaboradores, pais e alunos todo o calendário de provas, atividades complementares, excursões e eventos.
Para além de transmitir a informação, também é necessário decidir qual o melhor canal e formato de comunicação, para que todos estejam cientes.
As ferramentas tecnológicas são tendência para melhorar e otimizar a gestão escolar, sendo cada vez mais comum que escolas utilizem recursos digitais para realizar processos de gestão.
No mercado atual, é possível encontrar softwares de gestão educacional para as mais diversas atividades, inclusive para o controle de notas, frequência e desempenho dos estudantes.
Além disso, softwares ou plataformas para automatizar os processos são excelentes ferramentas para otimizar o tempo na realização de atividades maçantes.
Pensando em tornar o aprendizado sobre educação financeira mais dinâmico e eficiente na sua escola?
Conheça o Apprenda Edu!
Somos uma plataforma divertida e acessível para jovens que engaja alunos através da gamificação.
Aqui, os seus alunos podem aprender sobre educação financeira com avatares, desafios, missões, ranking e recompensas dentro do app tornando o estudo estimulante e desafiador.
Quer entender melhor sobre o Apprenda Edu e como os seus professores podem trabalhar com a nossa metodologia? Então clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo!
Uma gestão escolar eficiente proporciona um ambiente de qualidade e valor para alunos, professores e pais.
Através de processos mais organizados e eficientes, o fluxo de trabalho se torna mais fluido, onde o desempenho de docentes e discentes são analisados e melhorados continuamente.
Assim, a sua instituição terá o poder de antecipar problemas e chegar a soluções com mais agilidade.
Enviar um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.