Gestor, está na hora de se atualizar! Veja aqui 8 tendências do mercado educacional para aplicar na sua escola. Acompanhe a leitura do artigo!
Você é gestor(a) escolar ou professor(a) do Ensino Médio e ainda não está por dentro das principais tendências na educação?
Saiba que conhecer o que está em alta no mercado educacional é fundamental para identificar se a sua instituição está alinhada aos propósitos e avanços da área.
Assim, é possível ter uma melhor base de conhecimento para implementar melhorias de acordo com as novidades que estão acontecendo no país e no mundo no assunto educação.
Manter a sua instituição atualizada é importante para que ela tenha um diferencial competitivo, oferecendo um ensino de qualidade para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Para te ajudar a conhecer melhor sobre esse tema, elaboramos para você este material com as principais tendências da educação.
Continue a leitura conosco e saiba mais!
A humanização é uma pauta que não está sendo questionada somente na educação e ensino e sim em todas as áreas, seja em empresas, atendimento ao cliente e até mesmo na saúde.
Através da humanização do ensino, é possível oferecer um melhor nível de aprendizagem, mesmo na presença de diferentes tecnologias em sala de aula.
Utilizar metodologias humanizadas de ensino são essenciais para o desenvolvimento socioemocional de jovens e adolescentes, tornando assim o clima escolar mais favorável.
Além disso, a humanização do ensino melhora o autoconhecimento e as relações interpessoais desses jovens.
E por falar em humanização do ensino, outra tendência é que as instituições trabalhem nos alunos para além das habilidades cognitivas, trazendo à tona as competências socioemocionais.
Essas habilidades são fundamentais para que esses jovens possam enfrentar os desafios e complexidades da sociedade atual, que requer inteligência emocional.
Lembrando que, a educação socioemocional é uma das exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por isso, a sua instituição precisa incluir atividades nesse tema.
Não tem como falar de tendências para a educação sem falar da educação 5.0!
Esse modelo se trata de uma evolução da Educação 4.0, que tinha como foco a aproximação dos alunos com a tecnologia.
Ou seja, a utilização desses recursos didáticos para facilitar as rotinas de ensino.
Com a Educação 5.0, a sua instituição pode garantir que cada aluno possa evoluir no aprendizado de acordo com as suas necessidades e particularidades.
O foco da educação 5.0 é justamente proporcionar um ambiente mais colaborativo e proativo no que diz respeito à resolução de problemas.
Aqui, os alunos são incentivados a desenvolver soft skills que fazem a diferença no seu futuro.
Não somente, a educação 5.0 possibilita traçar estratégias para que os estudantes desenvolvam a autonomia e encontrem soluções para a comunidade de modo geral.
A tendência é que as instituições passem a adotar uma abordagem educacional que atendam às necessidades individuais de cada aluno.
Como consequência, é facilitada a retenção do conhecimento por parte desse aluno, implicando assim no sucesso acadêmico.
Para que ocorra a personalização da aprendizagem, é necessário que a escola possua uma variedade de estratégias e experiências de aprendizado personalizadas.
Somente assim é possível oferecer apoio acadêmico e oportunidades para os mais diversos perfis de alunos, que possuem interesses e habilidades variadas.
Essa personalização da aprendizagem pode ser facilitada com o auxílio de tecnologias como plataformas educacionais que possuem conteúdos variados e trilhas de aprendizado.
Além disso, os professores estão livres para variar nos estilos de tarefas e estratégias de ensino conforme o perfil da classe.
Entre as atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula, as estratégias mais interessantes são: tutoria individual, metodologias de avaliação personalizadas e aprendizagem adaptativa.
Uma das descobertas que tem trazido melhores resultados para instituições de ensino é a aplicação da Metodologia Ativa.
Para a aplicação desse modelo, uma das referências de aprendizagem ativa mais difundidas é a Pirâmide de William Glasser.
Nela, é estabelecida a relação entre os meios utilizados e a proporção de conteúdo que permitem reter.
Veja só o quanto o cérebro consegue reter em cada um dos principais métodos:
Como você pode notar, metodologias ativas são, atualmente, o melhor recurso de ensino.
As abordagens híbridas ou blended learning fazem parte de um grupo de modalidades de aprendizado online e offline, que serão tendência para 2023.
Existem várias formas de mixar o aprendizado que você pode incluir no plano das suas turmas, estratégias como:
A curadoria de conteúdo se trata de uma forma de reunir, filtrar e redirecionar o conteúdo para agregar valor ao tema explorado.
Nessa atividade, os alunos podem potencializar o que foi aprendido, revendo materiais que foram abordados nas disciplinas.
Esse trabalho pode ser facilmente associado à aprendizagem personalizada, permitindo que os alunos escolham se aprofundar em um determinado assunto.
O ensino flex é uma abordagem que consiste em em seguir um cronograma fluido e personalizado, onde os alunos podem decidir sobre o percurso de aprendizagem.
Assim, as turmas podem escolher o que querem aprender, ainda com a opção de decidir entre as modalidades de aprendizado online e offline.
Aqui, os professores estarão à frente para que essa organização tenha sentido e que não haja “buracos” nos conteúdos, funcionando como um mentor de aprendizado.
A gamificação é uma das formas mais empolgantes para os alunos aprenderem no ambiente de sala de aula.
Uma abordagem híbrida de aprendizado permite que as turmas tenham atividades regulares e com recursos interativos, quizzes, desafios, jogos e competições online.
Já é constatado que o cérebro possui uma capacidade de retenção de conteúdo limitada.
É claro que existem pessoas que possuem maior facilidade de aprendizado e memorização, porém, isso não é a realidade da maioria.
Por isso, os métodos tradicionais de ensino podem não ser tão eficientes e, em um contexto como esse, o microlearning surge em contraponto a essa questão.
Essa tendência educacional se trata de uma abordagem de ensino-aprendizagem na qual o conteúdo é ensinado em pequenas quantidades em um curto espaço de tempo.
Assim, os seus alunos podem absorver o conhecimento de uma maneira menos maçante e cansativa, retendo melhor as informações.
Para além do uso da tecnologia no âmbito do ensino, esses recursos são tendência para melhorar e otimizar a gestão escolar.
É cada vez mais comum que as escolas utilizem recursos digitais para realizar processos dentro da parte administrativa e financeira.
Atualmente, o mercado possui softwares educacionais para as mais diversas atividades, inclusive para o controle de notas, frequência e desempenho dos estudantes.
A educação financeira faz parte das exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, se a sua instituição ainda não conta com recursos para as atividades nesse tema, saiba que o Apprenda Edu é a melhor opção do mercado para você!
Apprenda Edu é uma plataforma divertida e acessível para jovens que engaja alunos através da gamificação!
Aqui, os seus alunos podem aprender sobre educação financeira com avatares, desafios, missões, ranking e recompensas dentro do app tornando o estudo estimulante e desafiador.
Além disso, utilizamos a tendência do nanolearning, com aulas curtas e interativas, ensino personalizado para o perfil do aluno, conteúdos colaborativos e eventos ao vivo!
Interessante, não é mesmo? Quer entender melhor sobre o Apprenda Edu e como os seus professores podem trabalhar com a nossa metodologia em 2023?
Então clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo!
Enviar um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.