Quais os benefícios da gamificação em sala de aula?

Confira agora quais são os benefícios da gamificação em sala de aula e por que essa metodologia vem sendo tão utilizada nos últimos anos.

February 13, 2023

, criado em

10.2.23

A tecnologia está mudando a forma como vivemos, trabalhamos, como nos relacionamos e até mesmo como estudamos. No campo da educação, mais especificamente, os recursos tecnológicos tem viabilizado novas formas e dinâmicas de interação com os alunos. Essas novas ferramentas permitem a criação de  diferentes metodologias para tornar o ensino mais atrativo e lúdico, e um bom exemplo disso é a gamificação

A gamificação, de forma sucinta, refere-se ao uso de componentes dos jogos (ou games, em inglês) em outros contextos, como na escola, por exemplo. Podem ser utilizados rankings, sistemas de pontuação, desafios, entre outros elementos. 

Atualmente existem muitos problemas em relação ao aprendizado, devido a questões como falta de motivação dos alunos, dificuldade de concentração e ansiedade. Por isso, alternativas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem são bem-vindas. 

Gamificação do ensino 

A gamificação do ensino refere-se, basicamente, a aplicação da gamificação no contexto escolar. Já há estudos discutindo essa estratégia de ensino, o que indica que realmente é uma metodologia que vem ganhando a atenção de pesquisadores e tem sido levada a sério.  

Hoje em dia, sobretudo após o surgimento da pandemia de Covid-19, tornou-se imprescindível a adoção de recursos mais lúdicos na educação, com capacidade de manter o engajamento dos estudantes. Isso é especialmente importante para que os conteúdos passados sejam realmente fixados por eles.  

Nesse sentido, a gamificação do ensino chega como uma alternativa que vale a pena ser considerada. O uso da tecnologia na escola tornou-se algo necessário, o que favorece a aplicação da gamificação através de aplicativos. Contudo, saiba que essa estratégia pode ser aplicada nas escolas por meios digitais ou não.

Benefícios da gamificação em sala de aula

A gamificação é um tipo de metodologia ativa. Você já ouviu falar desse termo antes? Caso não conheça, saiba que as metodologias ativas de aprendizagem são técnicas pedagógicas baseadas em atividades instrucionais, isto é, que contam com instruções para se alcançar um ou mais objetivos. 

Com essa metodologia podem ser observados benefícios para todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: alunos, professores e escola. A seguir explicaremos detalhadamente o que cada um desses grupos tem a ganhar com a adoção da gamificação no ensino. 

O que os alunos ganham?

A gamificação tira os alunos de uma posição passiva, em que apenas recebem as informações, ao passo que promove o aprendizado ativo, no qual passam a ter papel central. Consequentemente, há uma série de benefícios para eles. 

Maior aprendizado

O principal benefício é que a gamificação melhora o aprendizado, uma vez que promove o aprendizado ativo, tornando os alunos mais envolvidos e interessados nos conteúdos. Além disso, quando aplicada junto ao microlearning, isto é, ao ensino por etapas, os resultados são ainda melhores.

Aumento da motivação e do engajamento 

Elementos como a criação de rankings e sistemas de pontuações, comumente utilizados na gamificação, refletem fortemente na motivação e no engajamento dos estudantes. Isso porque eles se sentem mais estimulados a dar o próximo passo para concluir tarefas e, muitas vezes, receber recompensas.

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Habilidades socioemocionais são importantes no cotidiano, sobretudo para o convívio em sociedade, afinal, precisamos lidar com adversidades diariamente. Nesse sentido, a gamificação já vem sendo apontada em estudos como um recurso importante para o desenvolvimento de tais habilidades. 

Aprendizado através de canais multissensoriais 

Nem todo mundo aprende através dos mesmos estímulos e esse é um problema enfrentado por boa parte dos estudantes e, consequentemente, pelos professores, que muitas vezes ficam ser saber como lidar com determinados estudantes que apresentam desempenho inferior aos demais. 

A gamificação pode mudar esse cenário por meio de diferentes abordagens, que ativam canais multissensoriais e beneficiam diversos tipos de estudantes, uma vez que são desenvolvidas atividades que servem para explorar habilidades distintas entre os alunos. 

Estímulo ao trabalho em equipe

Os trabalhos em grupo fazem parte da vida. Querendo ou não, sempre precisamos interagir com outras pessoas e por diversas vezes temos que fazer trabalhos em equipe. A gamificação promove a interação e uma melhor socialização, assim os estudantes passam a trabalhar melhor em conjunto.

Cabe destacar que futuramente isso se torna essencial, sobretudo no mundo dos negócios, onde é necessário executar atividades em equipe frequentemente. Portanto, o desenvolvimento dessa habilidade deve ser encarado com grande relevância. 

O que os professores ganham?

Assim como os alunos, os professores também desenvolvem novas habilidades socioemocionais com a gamificação. Embora o papel deles passe a ser mais voltado à orientação na condução das atividades, esses profissionais continuam sendo fundamentais para o ensino e a aprendizagem.

Além disso, também se tornam mais engajados, constantemente em busca de aperfeiçoamento através de novas técnicas e desafios para entreter os estudantes no intuito de tornar o ensino melhor e mais prazeroso.

Por fim, um outro ponto é a satisfação desses profissionais. Afinal, quem não gosta de ver seu trabalho rendendo bons frutos? Os professores se tornam muito mais satisfeitos ao ver os alunos com um bom desempenho.  

O que a escola ganha?

A inovação escolar é fundamental para melhorar a reputação de uma instituição de ensino. Nesse sentido, adotar estratégias de gamificação também contribuem com ganhos para a escola, principalmente porque os alunos carregam o nome da instituição.

Boa reputação

Quando um estudante é aprovado em uma universidade renomada, por exemplo, as pessoas sempre procuram saber onde ele estudou, pois além do esforço do próprio aluno, o local onde ele estuda faz toda diferença para que ele consiga a tão sonhada aprovação após o ensino médio. 

Escolas em que alunos conseguem alcançar o sucesso acabam sendo mais procuradas pelos pais, que, por sua vez, vão querer o melhor para seus filhos. Desse modo, é necessário adotar estratégias eficazes de ensino, visando bons resultados para os alunos e, por conseguinte, para a instituição. 

Menos problemas com o desempenho dos alunos

Como vimos, a gamificação do ensino promove melhoras expressivas no aprendizado. Então, escolas que adotam essa metodologia enfrentam menos problemas com o desempenho dos alunos. Logo, isso se torna uma pendência a menos para administrar na instituição. 

Pais mais satisfeitos

Esse item está diretamente relacionado ao anterior. Vamos lá, se os estudantes não apresentarem bom desempenho os pais certamente tentarão entender o motivo para isso e, naturalmente, podem procurar a escola e culpá-la pelo rendimento insuficiente dos seus filhos.

Sendo assim, tendo em vista que a gamificação melhora o aprendizado dos estudantes, os pais ficarão mais satisfeitos com os resultados e a escola não terá que lidar com essa insatisfação. No fim das contas, todos saem ganhando.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre a gamificação ou não sabe qual a melhor forma de aplicá-la, saiba que o Apprenda é uma empresa voltada para o ensino de educação financeira e conta com uma plataforma gamificada para tornar a abordagem desse tema, tão importante, mais interativa e divertida.  

Então, que tal incrementar o ensino na sua escola com essas duas novidades que estão em ascensão? Afinal, a educação financeira é um tema cada vez mais debatido e, a gamificação, por sua vez, conta com todos os benefícios que acabamos de mencionar. Não deixe de conferir nosso site

Conclusão

A gamificação é uma forma de inovação escolar que vem sendo cada vez mais utilizada e, como explicamos no decorrer deste material, tem benefícios que fazem toda diferença na aprendizagem. Isto posto, considere incluir essa metodologia ativa no seu trabalho. 

Por fim, lembre-se que empresas que trabalham diretamente com a gamificação, como o Apprenda, podem te ajudar bastante na hora de aplicar essa metodologia. Com essa contribuição o patamar da sua instituição certamente irá melhorar consideravelmente.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentário enviado com sucesso. Agradecemos.
Oops!Seu comentário não foi enviado

Artigos relacionados

Educação

21.12.2022

Inovação escolar: veja como aumentar a produtividade e o interesse nos estudos

Educação

16.2.2023

8 Tendências para o mercado educacional

Educação

6.12.2022

A gamificação do ensino: facilidades para gestores e professores