Educação financeira: saiba como abordá-la na aula de geografia!

Ainda não sabe como abordar a educação financeira na aula de geografia? Vem com o Apprenda que a gente te ajudar com as melhores dicas!

January 10, 2023

, criado em

9.1.23

Seguindo as novas diretrizes estabelecidas para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desde 2020, todas as escolas devem abordar a Educação Financeira em sua grade curricular. 

Mas isso quer dizer que é necessário ter uma disciplina exclusiva para falar sobre educação financeira? A resposta é não! A proposta é que o assunto apareça de maneira transversal em outras matérias que já estão na grade dos alunos. 

E isso não quer dizer que esse tema deve ser abordado somente nas aulas de Matemática, muito pelo contrário! O intuito é falar da educação financeira com multidisciplinaridade!

É consensual entre profissionais de finanças e também economistas que cada vez mais jovens precisam estar por dentro desse assunto. Afinal, vivemos em um mundo onde os bancos estão na palma das mãos desses pequenos cidadãos, com o PIX e carteiras digitais à disposição.

Nessa realidade, nunca foi tão importante saber como lidar com o dinheiro, entender sobre investimentos e saber gerir um planejamento a longo prazo.

Diante disso, a Educação Financeira vem sendo abordada tanto no Ensino Fundamental, quanto no Ensino Médio, com o intuito de mostrar as diversas faces de ter e não ter recursos em mãos.

Para te orientar melhor sobre como abordar a educação financeira na sua aula de geografia, o Apprenda desenvolveu esse artigo para você!

Veja só o que você encontrará no decorrer da leitura:

  • Como trabalhar educação financeira nas escolas?
  • Educação financeira e a multidisciplinaridade
  • Como trabalhar educação financeira na aula de geografia
  • Temas para aulas de geografia com educação financeira

Continue aqui conosco e aprenda tudo o que você precisa saber!

Como trabalhar educação financeira nas escolas?

Desde o início da obrigatoriedade do MEC, as escolas têm reajustado seus planos de aula e métodos pedagógicos para introduzir o tema da educação financeira nas turmas.

Tendo em vista seu caráter multidisciplinar, a Educação Financeira pode ser aplicada em diversos contextos e disciplinas.

Nas aulas, os professores possuem espaço para orientar os alunos sobre diversos aspectos do dinheiro, desde o seu surgimento, nas aulas de história, até a importância de um consumo consciente no contexto das aulas de Sociologia e Filosofia.

A educação financeira é uma engrenagem que faz parte de uma máquina muito maior, que é a sociedade. Por isso, é essencial demonstrar aos estudantes questões como gestão de recursos, consumismo, planejamento e controle sobre o dinheiro.

Além disso, aprender conceitos relacionados à matemática financeira e princípios  da economia é uma maneira de tornar esses jovens mais autônomos e com tendência a decisões mais assertivas.

Educação financeira e a multidisciplinaridade

Tendo em vista a proposta da BNCC (Base Nacional Curricular Comum) que diz que a educação financeira deve ser abordada de maneira transversal, esse tema tem a necessidade de ser articulado com as outras áreas do conhecimento.

Isso pode ser feito na forma de projetos, priorizando sempre as vivências práticas dos alunos para que o aprendizado possa fazer parte das suas rotinas, não se restringindo aos muros da escola.

Trabalhar de maneira multidisciplinar a educação financeira não é uma tarefa difícil, mas deve ser bem planejada.

O ideal é que os professores se atentem às condições da turma e de cada faixa etária, para montar um plano de aula adequado a cada turma, de forma a impactar na realidade desses jovens.

Como trabalhar educação financeira na aula de geografia

Como discutimos anteriormente, a Educação Financeira é um tema transversal que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. Nessa realidade, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. 

Por isso, trouxemos para você orientações sobre como trabalhar educação financeira em uma disciplina que trata de assuntos políticos, econômicos e que aborda sobre as questões do consumo: a geografia.

Nas aulas de geografia os estudantes podem refletir sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade. Neste exemplo de abordagem da educação financeira na aula de geografia, trouxemos para você a ideia do custo de oportunidade. 

Aqui, o intuito é mostrar para os alunos que a escolha de um produto envolve muitos fatores, não somente os aspectos financeiros relacionados ao preço do produto. 

Orientações                          

Na aula, introduza para a turma o poema de Cecília Meireles “Ou isto ou aquilo”. Essa apresentação pode ser feita reproduzindo o vídeo em sala ou por escrito, solicitando que os estudantes leiam em voz alta.

Em seguida, pergunte aos seus alunos sobre o que se trata o poema e espere até que alguém diga que é sobre escolhas. Este será o ponto de partida para você falar sobre o conceito de custo de oportunidade. 

Todos nós, em qualquer idade, fazemos escolhas. Essas escolhas podem ser simples e de baixo impacto futuro e outras mais complexas, com maiores riscos. Diante disso, certas escolhas precisam de tempo e uma análise minuciosa, pois elas podem impactar diretamente no nosso futuro.

Essa reflexão tem como objetivo abordar o tema gestão de finanças pessoais, um tópico de extrema relevância a se tratar para que possamos alcançar nossos sonhos e metas.

O que propor? 

Após apresentar o poema de Cecília Meireles, questione aos seus alunos se eles sabem o que é custo de oportunidade e custo-benefício. Deixe os estudantes responderem e questione-os se eles percebem relação entre o tema do poema e custo de oportunidades e benefícios. 

Um dos objetivos de se tratar do tema gestão de finanças pessoais é justamente refletir as possibilidades que existem diante das nossas escolhas. Para conscientizar os seus alunos, você pode trazer exemplos que fazem parte do contexto socioeconômico dos estudantes para exemplificar a importância de fazer boas escolhas.

É muito importante que os seus alunos entendam que não podemos ter tudo o que queremos, porque não dispomos de recursos infinitos. Para dar continuidade ao tema, divida a sala em 3 ou 4 equipes e peça para que eles escrevam sobre os seus sonhos de consumo.

Em seguida, estimule-os a apresentar suas respostas e peça para citar as coisas que eles estão dispostos a abrir mão para tornar seu sonho realidade. 

Aproveite o momento para encorajá-los a planejar suas ações para escolhas futuras.

A partir das respostas dos seus alunos, crie um tutorial de como fazer uma boa compra, trazendo um guia com os passos que você deve seguir para conseguir realizar o sonho e alcançar seu objetivo. 

Temas para aulas de geografia com educação financeira

Na disciplina de Geografia, assuntos econômicos e políticos estão intrinsecamente ligados ao dinheiro, não tem como falar de mundo sem associar a poder e posse de recursos.

Por isso, é nessa disciplina que podemos ilustrar nas situações corriqueiras a importância e necessidade do controle financeiro. Trazendo o contexto da realidade dos países e suas respectivas formas de administrar os recursos, os alunos podem compreender melhor sobre a necessidade do desenvolvimento sustentável das nações.

Além disso, a educação financeira pode ser ensinada por meio dos conceitos de blocos econômicos, importações e exportações, PIB (Produto Interno Bruto), crescimento econômico, entre outros temas.

Como o Apprenda pode te ajudar?

Quer tornar suas aulas de educação financeira mais interativas e interessantes? Então conte com o Apprenda! Auxiliamos a sua escola a trazer educação financeira da melhor maneira possível!

Somos uma startup que nasceu com o objetivo de criar um método de ensino personalizado sobre finanças, utilizando o potencial da tecnologia, combinada a metodologias de ensino ativas para promover a educação no ritmo do usuário.

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Até a próxima! 

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