Veja a influência da gamificação e da tecnologia no auxílio da retenção dos alunos no ambiente escolar! Confira os benefícios dessa prática!
A gamificação do ensino é uma das ferramentas que mais tem ganhado destaque devido a seu sucesso na concentração, envolvimento estudantil, trabalho em equipe, facilidade no aprendizado e também na retenção de alunos!
A retenção de alunos é uma séria preocupação entre todo corpo estudantil. Os estudantes cada vez mais têm se afastado da permanência nas escolas, muitas vezes por baixo desempenho e dificuldades no aprendizado tradicional.
Por esse motivo, a tecnologia em parceria com a gamificação é excelente para transformar o processo educacional e reter a atenção dos alunos, reduzindo a evasão escolar. Confira abaixo tudo sobre esse assunto!
O que é a gamificação?
A gamificação é uma palavra bem recente. Popularizada por volta de 2010, ela deriva do inglês “gamification”. A gamificação pode ser definida como a utilização de jogos e seus elementos para a realização de atividades.
Essa ferramenta pode ser aplicada a diversas atividades, como para atingir uma meta no trabalho, realizar as tarefas domésticas e, é claro, também na educação escolar.
Com isso, estratégias e elementos de diversos jogos podem ser atribuídos a prática de ensino, como a criação de objetivos, metas, ranking, recompensas pela conclusão de cada nível, customização de um avatar, bate papo, e muitos outros elementos que vão auxiliar no engajamento dos estudantes e promovendo aprendizado.
A importância da tecnologia no processo de retenção de alunos
As escolas tradicionalmente rejeitavam a presença da tecnologia e dos jogos em suas práticas de ensino, visto que ela sempre foi tida como algo distrativo para os alunos. Dessa forma, a maneira de ensino sempre foi manual, tradicional, com aulas expositivas e atividades teóricas.
No entanto, isso provocou um sério desânimo entre os alunos, já que o avanço tecnológico proporcionou agilidade, praticidade e facilidade em diversos âmbitos de nossas vidas, restando apenas as escolas também abraçarem essa ideia.
Nesse sentido, surge a tecnologia em parceria com a gamificação para facilitar o ensino e organização da gestão escolar, com impacto positivo na retenção de alunos, tornando a escola mais uma vez atrativa, divertida e moderna!
Como elevar a retenção da atenção dos alunos com a gamificação
Existem algumas práticas simples que podem ser incluídas para elevar a retenção dos alunos, utilizando métodos de gamificação que possuem resultados bem mais satisfatórios e comprovados.
Metodologia ativa: protagonismo no aprendizado
A metodologia ativa é uma prática de ensino que tem recebido bastante destaque e reconhecimento entre as escolas, professores, alunos e pais. Isso porque através da metodologia ativa o aluno deixa de ser passivo na sala de aula e passa a ser o protagonista e condutor do processo de aprendizagem.
Tradicionalmente, o aluno recebe a aula, lê, escreve, estuda e realiza uma avaliação. No entanto, já se sabe que os alunos só aprendem 10% lendo; 20% escrevendo e 50% observando e escutando.
Nesse modelo ativo, o objetivo é trazer maior participação dos alunos, incentivando a discussão, aplicação do conteúdo de forma prática e participativa, já que é possível com que o aluno aprenda cerca de 70% através de discussão, 80% praticando e até 95% ensinando a outro colega o conteúdo.
A gamificação é ideal para aplicar a metodologia ativa, com jogos dinâmicos, divertidos e que busquem o envolvimento de toda turma.
Jovens são “nativos digitais”: ambiente familiar aumenta engajamento
Já é de conhecimento de diversos profissionais a importância da presença dos familiares no engajamento dos alunos no ensino. O acompanhamento da rotina escolar, não só na hora de auxiliar na realização de tarefas, é essencial para o incentivo dos estudantes.
Com a rotina familiar cada vez mais corrida, tem se tornado cada vez mais difícil a presença dos pais nas escolas e o interesse pelo desenvolvimento do estudante. Dessa forma, em uma realidade de desatenção, o aluno vai se afastando gradativamente do ambiente escolar, sem haver esforço da família.
Com a gamificação, é possível envolver alunos e pais no ensino, auxiliando diariamente no envolvimento da família com a educação das crianças, estimulando o desenvolvimento acadêmico individual e coletivo.
Ensino adaptativo e personalizado: não frustra e potencializa o aprendizado
Você provavelmente já deve ter ouvido falar de que o ensino deve ser personalizado para cada estudante, certo? A gamificação é uma excelente opção para isso, já que as atividades e jogos desenvolvidos podem ser modificados com facilidade para se adequar de acordo com a necessidade e dificuldade de cada aluno.
De forma geral, o ensino adaptativo e personalizado permite com que os alunos trilhem diferentes caminhos para alcançar o mesmo objetivo final, equiparando o ensino e respeitando o ritmo de cada um.
Benefícios em reter a atenção dos alunos na escola com a tecnologia e gamificação
É claro que um aluno que permanece na escola conquista um futuro bem mais promissor do que aqueles que se afastam. No entanto, além do melhor desempenho, os alunos mantidos na escola também conquistam recompensas para toda vida, em sua personalidade, caráter, etc.
Melhora a conexão das turmas
O uso da tecnologia e da gamificação no ensino eleva consideravelmente a troca e conexões feita entre as turmas. Uma escola unida é uma escola de sucesso! Junto a isso, elevam-se as habilidades socioemocionais dos alunos, o companheirismo e o senso de justiça.
O estudante se torna mais engajado
Outro ponto é que o estudante passa a se importar mais com a escola, estando engajado nas disciplinas, projetos, atividades dentro e fora da sala de aula. A gamificação promove um maior envolvimento de todos, e o aluno sente vontade de estar presente na escola.
Aproxima o corpo docente
Se em sua escola a comunicação entre os professores não é das melhores e existe uma má convivência, a implementação da tecnologia com a gamificação melhora consideravelmente a relação profissional dos professores, que reflete diretamente na atenção e cuidado com os alunos.
Comunicação eficiente
Você já imaginou uma escola sem erros de comunicação, com um sistema que armazena tudo que seja necessário, e passa informações para o corpo docente com agilidade e precisão?
A presença da tecnologia e da gamificação permite isso, visto que os alunos podem tirar dúvidas quando necessário, docentes conseguem enviar recados ou solicitar a presença da coordenação em poucos minutos, e diversas outras funcionalidades.
Se você curtiu esse conteúdo e quer saber como incluir uma plataforma de gamificação em sua escola, confira aqui em nosso site, tudo sobre o Apprenda!
Enviar um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.