O ensino híbrido e a gamificação são alguns dos caminhos para impulsionar a educação nos próximos anos! Entenda mais sobre.
A dinâmica do mundo no pós-internet mudou de forma consistente todos os setores da sociedade. A nossa forma de consumir informações sofreu rupturas radicais, principalmente no acesso à educação. Um bom exemplo disso é a aceitação cada vez mais frequente do formato e Ensino Híbrido, que envolvem dinâmicas tanto presenciais quanto virtuais..
Cada vez mais as escolas e instituições de ensino superior estão introduzindo em suas ementas curriculares a presença dos ambientes de aprendizado virtual. Por meio deles é possível combinar o método tradicional de aprendizado com as novas tendências da sociedade.
Afinal, a presença do ensino híbrido surge, na verdade, como uma resposta das instituições de ensino para a demanda da sociedade de tornar o ensino mais flexível. Isso porque, com o aumento das tarefas a serem feitas, está cada vez mais difícil conciliar tudo.
Entre essas estratégias de transformação, podemos associar também outras tecnologias que chegaram para ficar, como a gamificação, o ensino EAD, o ensino adaptativo e muito mais!
Acompanhe a leitura para saber mais sobre a relação do ensino híbrido e a gamificação.
Esse método de ensino já se consolidou como uma das formas de educação mais presentes no Brasil e no mundo e é a clara representação da transformação que está em curso em nossa sociedade.
Basicamente, podemos compreender o ensino híbrido como a junção de dois métodos de educação: o método presencial tradicional e o método EAD moderno. Ou seja, as instituições estruturam os conteúdos de forma a ter atividades e aulas remotas, para ser feitas em casa, junto com atividades e aulas presenciais.
No caso, o grande objetivo desse método de ensino é fazer com que a educação seja mais flexível no cotidiano dos alunos. Por exemplo, quantas pessoas não precisam pegar três ônibus para chegar à escola, universidade ou a um centro de cursos livres? De fato, esse é um esforço que vale a pena, porém há maneiras de tornar tudo isso mais suave.
Assim, ao invés de se fazer o trajeto para a escola todos os dias, os alunos do ensino híbrido conseguem conciliar o aprendizado por meio de atividades em casa e presenciais. Dessa maneira é possível ter tanto a vivência presencial e transformadora dos centros educacionais e também a praticidade e conforto que a internet proporciona.
Atualmente, o Brasil passa por uma grande transformação quanto ao acesso ao ensino. Isso somente se tornou capaz por conta dos avanços tecnológicos e o acesso à internet de qualidade. Dessa forma, cada vez mais alunos experimentam a vivência com o ensino híbrido e comprovam sua eficiência.
Por isso, nós da Apprenda investimos muito na tecnologia do ensino híbrido, pois acreditamos que é possível engajar alunos de ensino médio para o aprendizado sobre finanças através também das plataformas digitais. Para conhecer mais sobre os nossos cursos e nossas vantagens, acesse o nosso site!
A gamificação é outra tendência que chegou para ficar e se trata de uma estratégia para deixar a educação muito mais interativa e atrativa para a geração atual. No caso, o termo “gamificação” é uma versão do termo “gamification”, no inglês, que faz referência ao mundo dos videogames que é predominante entre os jovens.
Dessa forma, o método de gamificação busca incorporar nas atividades educativas a metodologia e dinâmica dos videogames. Portanto, consiste em desafios feitos em plataformas digitais, com aspectos visuais semelhantes aos jogos eletrônicos, mas que acima de tudo consiga inserir os assuntos a serem estudados para o debate.
Por meio dessa nova estratégia, muitos jovens ao redor do mundo conseguem aprender novos idiomas e desenvolver habilidades técnicas na matemática, física e outras áreas do conhecimento. Com isso, os resultados podem ser impressionantes!
Afinal, os próprios games costumam trazer dinâmicas que estimulem o cérebro para a resolução de problemas e elaboração de estratégias que podem ser muito positivas. No entanto, a grande preocupação dos pais e familiares é com o fato de que os games podem ocupar muito do tempo útil desses jovens.
Com a ferramenta da gamificação, otimiza-se o tempo com a junção de conhecimento de qualidade com a diversão dos videogames. Como consequência, desenvolve-se um método de ensino que é menos cansativo e mais atraente e interativo.
Justamente por isso, nós do Apprenda optamos por apostar na gamificação como instrumento para o ensino de educação financeira a crianças e adolescentes. Temos experimentado resultados muito positivos em termos de engajamento dos alunos e feedback do aprendizado. Quer saber mais sobre? Então acesse nosso site e conheça mais do nosso trabalho.
Já parou para pensar no porquê de tanto se falar de ensino híbrido, de gamificação e ambientes virtuais? Afinal, os métodos tradicionais de ensino não são eficientes o suficiente? Por que abandoná-los?
Bem, não se trata de questionar os resultados da educação mais tradicional, já que todos concordamos que ela pode ser muito positiva. Ao contrário, desejamos impulsionar o método tradicional e ampliar as suas possibilidades quanto à qualidade do ensino.
Ademais, precisamos considerar para quem se destina a educação atualmente. No caso, não podemos nos esquecer que estas últimas gerações cresceram com computadores, televisores e diversas outras telas estimulantes. Com isso, pode ser que a educação tradicional fique um tanto mais desinteressante ou até mesmo incompatível para os novos alunos.
Por isso, definimos a nova geração como os “nativos virtuais”, ou seja, pessoas que se desenvolveram num mundo totalmente diferente de quem nasceu há quarenta anos atrás. Dessa forma, podemos encontrar nessa nova geração muito mais facilidade na busca por informações, necessidade de velocidade nas interações, além de interesse pelas atividades interativas.
Uma vez que se recusa ingressar novas técnicas específicas para esse público, os métodos tradicionais de ensino podem se tornar obsoletos. Por isso, o investimento na educação híbrida e na gamificação é de suma importância, já que por meio deles será possível dar uma nova roupagem à tradicional e tão imprescindível sala de aula.
Por vezes, os professores precisam entrar numa verdadeira batalha para chamar a atenção dos seus alunos que estão presos aos smartphones. Mas uma opção bem consistente para se lidar com o problema é justamente a tentativa de usar esses aparelhos como forma de impulsionar o conhecimento na própria sala de aula.
Essa já é uma realidade em muitas escolas no Brasil e no mundo, que optaram por implementar atividades gamificadas para serem feitas na própria sala de aula. Como resultado, o ensino pode se tornar muito mais interativo.
Claramente, essa estratégia só pode ser feita graças ao avanço da tecnologia e do acesso à internet. Portanto, quando se deixa de lado a luta entre os modelos tradicionais e as novas ferramentas digitais, podemos experimentar um avanço significativo na qualidade do ensino.
Dessa forma, nós do Apprenda, optamos por trabalhar com a aproximação de atividades gamificadas para as salas de aula. Isso porque acreditamos que o ensino da educação financeira pode ser muito mais interessante e atrativo. Agora, acesse o nosso site e conheça nosso trabalho.
Agora que você já sabe sobre todos os benefícios do ensino híbrido, da gamificação, dos ambientes virtuais e métodos EAD, considere como o investimento nessas tecnologias pode impulsionar a educação.
A transformação na educação já é um fato e é muito difícil, senão impossível, retornar aos métodos tradicionais em sua integridade. Por isso, nós da Apprenda demos o primeiro passo para a integração da educação financeira para as novas gerações.
Caso você queira vir conosco nessa revolução, acesse o nosso site e entre em contato conosco.
Enviar um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.