Você conhece a gamificação do aprendizado? Trata-se de uma técnica que vem ganhando espaço na educação. Por isso, confira agora como funciona essa metodologia
A tecnologia veio para revolucionar o modo como vivemos, isso é um fato. Atualmente diversas empresas fazem uso de ferramentas tecnológicas para maximizar a produtividade e na educação também já é observado o uso de recursos digitais para favorecer o aprendizado, como a gamificação do ensino.
A gamificação (do inglês, gamification) refere-se ao uso de técnicas de jogos em situações que não fazem parte dos games. Ou seja, algo que tipicamente aparece em jogos passa a ser adaptado para diferentes contextos, normalmente no intuito de aumentar a motivação ou o prazer em executar uma atividade.
A gamificação pode ser entendida como uma estratégia de design instrucional, que é o processo de planejar e desenvolver materiais didáticos, fontes de informação, atividades e processos de avaliação da melhor forma possível para favorecer o aprendizado dos estudantes.
A gamificação vem sendo utilizada na saúde, no marketing e também na educação. Na área educacional, a finalidade do uso dessa metodologia é motivar os alunos de uma forma diferente, através de desafios e rankings, por exemplo.
Como consequência, os alunos ficam mais envolvidos e dispostos a solucionar as questões apresentadas. Além disso, o uso desse tipo de estratégia também é útil para favorecer a interação entre os estudantes.
Uma diferenciação importante é que na gamificação do ensino não são necessariamente utilizados jogos para uma prática mais didática, mas sim elementos pertencentes aos games para motivar e engajar os estudantes no processo de ensino e aprendizagem.
Atualmente já existem trabalhos nos quais pesquisadores decidiram investigar se a gamificação do ensino realmente traz benefícios. Nesse sentido, um artigo publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física em 2019 teve como objetivo investigar a eficiência da gamificação da aprendizagem durante aulas de física.
Os resultados do trabalho indicaram que os estudantes que tiveram aulas gamificadas apresentaram melhor ganho na aprendizagem em comparação com alunos que tiveram somente as aulas nos moldes tradicionais de ensino.
A pandemia de Covid-19 trouxe diversos efeitos negativos para a nossa sociedade. Entre eles, o aumento dos problemas de saúde mental, sobretudo entre os mais jovens. Entre os sintomas desses problemas, a dificuldade de concentração é um dos principais.
Com o isolamento social, as crianças e adolescentes passaram a utilizar ainda mais os meios eletrônicos (smartphone, computador, videogame, tablet) e, consequentemente, passaram a receber muitas informações em um curto período de tempo, sobretudo nas redes sociais.
Já existem dados mostrando uma possível relação entre o uso de mídias sociais e problemas relacionados à falta de concentração e dificuldade na aprendizagem em decorrência do uso excessivo de mídias sociais.
Além disso, de acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, cerca de 3% a 5% das crianças e adolescentes em todo o mundo têm déficit de atenção, sendo este o transtorno mais comum nas crianças e adolescentes encaminhados para os serviços especializados.
Como vimos, os professores estão enfrentando, mais do que nunca, entraves para manter a atenção e o interesse dos alunos. Porém, a gamificação pode ser uma estratégia favorável. Confira a seguir alguns benefícios dessa metodologia!
A motivação é desencadeada a partir de metas, feedbacks, regras e participação. Um fato interessante sobre esses elementos é que eles também estão presentes em praticamente todos os jogos. Por isso, os jovens conseguem jogar durante horas e horas sem manifestar sinais de tédio ou desinteresse.
Sendo assim, a gamificação pode melhorar o processo de aprendizagem por contribuir com o aumento do engajamento, da motivação e da eficiência dos estudantes.
As estratégias de gamificação podem estimular diferentes canais sensoriais dos alunos. Como nem todo mundo aprende da mesma forma, esse estímulo multissensorial acaba sendo interessante para melhorar a fixação dos conteúdos de forma que todos os alunos sejam beneficiados.
Já existem trabalhos na literatura mostrando que a gamificação é capaz de melhorar o desenvolvimento de competências socioemocionais. Isso ocorre porque, por exemplo, o professor pode estimular os alunos a refletirem sobre suas emoções diante dos desafios propostos.
O processo de aprendizagem na gamificação é construído de maneira coletiva. Desse modo, o estudante pode contribuir com suas ideias para melhorar o processo. Como são protagonistas no processo, os alunos se sentem mais envolvidos e isso facilita o aprendizado.
A gamificação faz parte das metodologias ativas, que são técnicas pedagógicas baseadas em atividades instrucionais, que têm a capacidade de manter os estudantes entretidos, sendo protagonistas durante a construção do seu conhecimento.
Nesse modelo de ensino os estudantes assumem o papel principal no processo de aprendizagem, enquanto o professor atua como um facilitador, dando os direcionamentos necessários para a execução das atividades.
O nanolearning, que tem origem no inglês nano aprendizagem, é um tipo de abordagem de ensino que consiste em transmitir pequenas quantidades de conhecimento em períodos curtos de tempo. Isto é, em sessões de aprendizagem.
Essa estratégia pode perfeitamente ser utilizada em conjunto com a gamificação para melhorar o aprendizado dos alunos. Desse modo, os estudantes não ficam entediados e você consegue otimizar o tempo para passar os conteúdos.
O E-learning, por sua vez, refere-se a um método de educação à distância que utiliza recursos digitais e audiovisuais na educação para promover o aprendizado.
A gamificação também pode ser usada no E-learning. Entre os elementos que podem ser utilizados, temos: mecanismos de recompensa para atividades concluídas, níveis de dificuldade para dividir os conteúdos e pontuação contínua para motivar os estudantes a continuarem estudando.
Por ser uma metodologia nova, muitos gestores e pedagogos não sabem muito bem o que fazer para aplicar gamificação no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, é importante que a escola conte com os recursos digitais necessários para colocar o método em prática.
Além disso, um dos principais aspectos que devem ser levados em consideração é o perfil da turma. Você deve conhecer bem seu público para então pensar em quais podem ser as estratégias mais eficazes e, posteriormente, planejar as atividades que serão feitas.
Uma boa alternativa é firmar parcerias com plataformas gamificadas que tenham conteúdos exclusivos. Um exemplo disso é o Apprenda, que disponibiliza educação financeira para jovens por meio de uma plataforma acessível e divertida para ensinar educação financeira a alunos do ensino médio.
Também é possível utilizar a gamificação em atividades presenciais. Você é livre para definir o ambiente em que as atividades irão acontecer. Além disso, também é fundamental estabelecer as tarefas, os sistemas de pontuação e os objetivos das atividades.
Feito isso, você pode elaborar o cronograma de atividades e preparar (orientar) os alunos para começarem a executar o que for proposto.
O uso da gamificação vem crescendo e tende a se tornar cada vez mais presente na vida das crianças e dos adolescentes. Agora que você já conhece os benefícios dessa metodologia e diferentes maneiras de aplicá-la, não hesite em incluir essa estratégia na sua instituição de ensino.
Além disso, lembre-se que o Apprenda pode te ajudar nesse processo, pois nossos cursos contam com missões, desafios, rankings e outros recursos para tornar o estudo gamificado muito mais estimulante e efetivo!
Enviar um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.