A tecnologia pode ser uma excelente aliada no processo de aprendizagem dos jovens, de modo que os estudantes podem se divertir ao mesmo tempo que potencializam novas habilidades
As constantes transformações do mundo atual exigem cada vez mais uma educação atualizada e alinhada aos interesses de uma nova geração de estudantes, mais conectada e tecnológica.
No entanto, esse cenário ainda não é uma realidade em muitas escolas brasileiras, uma vez que ainda predomina um verdadeiro abismo entre a realidade dos estudantes e o ambiente escolar, o que acaba levando à desmotivação, desinteresse e até aumento da evasão. Nesse sentido, a tecnologia na escola não só pode como deve ser transformada.
É necessário que as instituições de ensino abram portas para uma realidade focada na tecnologia, o que inclui uma mudança estrutural e de mentalidade com o intuito de acompanhar as inovações e integrar toda a comunidade escolar.
Para saber como a tecnologia pode ser uma aliada no processo de aprendizagem, bem como pode aproximar toda a comunidade escolar, continue a leitura!
É comum vermos as crianças utilizando computadores, smartphones, tablets e outras ferramentas tecnológicas, antes mesmo de aprender ações mais básicas, como a fala.
Diferentemente dos nossos pais ou avós, as crianças da era moderna já nascem rodeadas por tecnologia, de maneira que olham para o ambiente virtual com muito mais naturalidade que os próprios adultos.
Nesse contexto, utilizar a tecnologia como aliada no processo de aprendizagem é uma necessidade para toda a instituição que quer se manter atualizada e conectada com a realidade das crianças e adolescentes.
No entanto, não basta apenas utilizar ferramentas tecnológicas, mas sim aplicá-las para melhorar o aprendizado dos alunos no dia a dia. Assim, é necessário pensar em formas de utilizar a tecnologia de maneira eficiente para que se adeque à realidade de cada aluno.
Na prática, as tecnologias podem ser inseridas nas instituições por meio de jogos educativos digitais, que permitam que o jovem se divirta e tenha um tempo saudável e interativo ao mesmo que potencializa a aprendizagem de novos conteúdos e habilidades.
Dessa forma, a tecnologia pode ser aplicada para criar um ambiente de aprendizagem rico e complexo que incentive o desenvolvimento de habilidades e inteligências individuais.
Por fim, para que a tecnologia possa ser aliada no processo de aprendizagem, é necessário que os pais e educadores monitorem de perto as crianças e adolescentes.
Lembre-se que a aplicação das tecnologias no ambiente escolar não isenta os pais e professores das suas responsabilidades na educação dos jovens. Afinal, a tecnologia é apenas uma aliada, que quando aplicada da forma correta tem inúmeros benefícios, como: estímulo à leitura, aumento do vocabulário, desperta a curiosidade, além da versatilidade de aprender a qualquer hora e em qualquer lugar.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz, dentre as suas diversas competências gerais da educação básica, orientações relacionadas ao uso da tecnologia. Segundo a norma é necessário:
“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”
Dessa forma, utilizar a tecnologia no processo de aprendizagem das crianças e adolescentes, trazendo elementos do cotidiano desse público, é uma maneira não só de desenvolver habilidades do futuro e aumentar o desempenho dos jovens, como também de atender as demandas da Base Nacional Comum Curricular.
Não há dúvidas de que os recursos tecnológicos podem ser grandes aliados no processo de aprendizagem dos alunos. No entanto, a tecnologia também pode ajudar no relacionamento entre a comunidade escolar, o que inclui pais, professores, gestores e alunos.
Isso porque a tecnologia possibilita uma melhor comunicação e amplia as oportunidades de interação entre os responsáveis e a equipe escolar. Isso sem mencionar que ela é uma excelente forma de acompanhar o desenvolvimento dos estudantes.
O Brasil é um dos países com maior número de usuários nas redes sociais, como Instagram e Facebook. Considerando esse contexto, o uso das redes pode ser uma excelente alternativa para facilitar a comunicação entre os responsáveis e a equipe escolar. Por meio delas, a instituição pode emitir comunicados, convites para eventos e até divulgar novidades da instituição.
É importante destacar que as escolas também podem utilizar das redes sociais para fazer o marketing digital da instituição, construindo uma imagem de autoridade da escola diante da comunidade. Isso pode trazer uma maior credibilidade para a escola, atraindo mais alunos e aumentando a receita da instituição durante o período de matrículas.
Um dos grandes desafios enfrentados pelas famílias é a dificuldade de conciliar a rotina com as demandas da instituição. Por esse motivo, as reuniões por videochamada podem ser uma excelente alternativa para aqueles pais que não podem estar presentes fisicamente no ambiente escolar. Assim, os familiares poderão participar ativamente da educação dos estudantes sem precisar se deslocar.
Além disso, é possível utilizar o recurso de videochamada para realizar outros eventos online, como feiras de cultura e apresentação de trabalho, para que assim a família possa acompanhar as entregas mais de perto.
Lembre-se que os jovens se sentem mais motivados quando os pais se mostram interessados no seu desenvolvimento, o que faz com que se dediquem e se esforcem mais diante do maior apoio.
Diferentemente do que muitos mais acreditam, o desempenho dos estudantes não é medido somente por meio de avaliações tradicionais e periódicas. Ainda que muitas escolas utilizem esse parâmetro, a avaliação do desenvolvimento dos alunos vai muito além das notas.
Por esse motivo, é importante ter uma plataforma educacional que forneça um relatório completo e individual do desenvolvimento pessoal dos alunos. Essa ferramenta pode ser fundamental para que os pais acompanhem de perto os seus filhos.
Diante das necessidades do mundo atual, nós do Apprenda desenvolvemos uma plataforma gamificada com conteúdo exclusivo para ajudar as instituições de ensino a implementar a educação financeira.
Partimos do princípio que a melhor forma de trabalhar a educação financeira é abordando o conteúdo de forma aplicada no cotidiano do aluno, para que faça sentido para ele. Por isso, no nosso aplicativo o aluno aprenderá de forma prática e divertida em qualquer lugar, melhorando o seu desempenho e preparando ele para a vida.
No aplicativo você conta com uma plataforma web para administradores para que você possa acompanhar a performance dos alunos em tempo real e, assim, tomar decisões com mais agilidade e precisão baseado em dados.
Além disso, existe a possibilidade de criar avatares, desafios, missões, ranking e recompensas dentro do próprio aplicativo, o que torna o estudo gamificado mais estimulante e desafiador.
Confira o nosso site e saiba mais sobre como o Apprenda pode ser útil com a proposta de tecnologia na escola.
Enviar um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.