Você já parou para pensar sobre a importância de se investir em tecnologia na escola? Veja aqui como essa prática pode ser vantajosa para a sua instituição!
Você é do tipo de gestor que acredita no valor da tecnologia na escola? Se sim, você está no caminho certo!
Para ensinar para as novas gerações, é necessário se adaptar a elas, conhecendo as mudanças nos hábitos e comportamentos.
Nessa realidade, é fundamental estar sempre buscando por atualização e novas maneiras de se comunicar com os alunos.
Infelizmente, existem muitas instituições que possuem diversos desafios na hora de implementar a Tecnologia Educacional em seu dia a dia.
Mas essa não será uma realidade para a sua escola, sabe por quê? Hoje, trouxemos aqui as melhores dicas para você implementar tecnologias valiosas para os seus alunos.
Essas soluções funcionam como suporte pedagógico para desenvolver as suas atividades, alinhando a escola aos propósitos e avanços da área.
E aí, pronto(a) para embarcar nessa trilha de conhecimento? Então, continue a leitura conosco e saiba mais!
A Tecnologia Educacional se trata de um conceito que diz respeito à utilização de recursos tecnológicos para fins pedagógicos.
O objetivo da tecnologia educacional é trazer para escola práticas inovadoras que tenham como fim facilitar e potencializar o processo de ensino e aprendizagem.
As tecnologias costumam ser bastante criticadas no ambiente escolar, especialmente o uso de celulares, que costumam tirar o foco dos alunos.
Todavia, tem sido discutido justamente essa afinidade pelos aparelhos tecnológicos para instigar o aprendizado dos alunos, trazendo suas atividades e práticas para esses aparelhos.
Ao contrário do que muitos imaginam, quando se fala em tecnologia educacional, é necessário salientar que a escola não precisa, obrigatoriamente, possuir super dispositivos para trabalhar.
Na verdade, os dispositivos que já são utilizados no dia a dia dos alunos são perfeitas ferramentas que podem ser adequadas às práticas propostas pela escola.
Vivemos em um momento em que a tecnologia evolui em uma velocidade alta e a sociedade tem aceitado bem esses avanços.
Como se sabe, toda evolução requer uma mudança na comunicação, nas relações sociais e, é claro, no processo de ensino e aprendizagem.
Por conta da desinformação, é comum que alguns educadores se oponham à chegada dos recursos tecnológicos nas salas de aula.
Para que esse preconceito não se reproduza na sua instituição, listamos aqui alguns dos motivos para utilizar a Tecnologia Educacional em sua escola:
Existem diversos porquês para o uso da tecnologia e alguns deles são até mesmo óbvios, como despertar o interesse dos alunos e aumentar o engajamento.
Muitas iniciativas educacionais só se tornaram possíveis graças ao uso da tecnologia na escola.
Com os recursos certos, as instituições puderam colocar em prática atividades e modelos de aprendizado que anteriormente pareciam algo distante da realidade.
Dentre essas práticas, podemos citar a possibilidade do ensino híbrido, a gamificação e a personalização do ensino.
A seguir, veja em detalhes sobre essas diferentes inovações que estão fazendo sucesso no meio educacional:
O ensino híbrido foi alavancado devido à pandemia do coronavírus, se tornando uma prática educacional bem aceita no mundo inteiro graças ao apoio da Tecnologia Educacional.
Através desses recursos, os alunos passaram a ter uma maior autonomia, trilhando os seus próprios roteiros de estudo.
A possibilidade de ter aulas tanto presenciais quanto virtuais incentiva o aluno a desenvolver sua própria rotina, com hábitos de estudo diário mesmo fora do ambiente escolar.
A gamificação é um assunto bastante comentado nos últimos anos e é uma metodologia que favorece um aprendizado ativo e contínuo.
Nessa estratégia, são utilizados elementos de jogos digitais que são bastante conhecidos pela nova geração, como os avatares, desafios, rankings e prêmios, sendo aplicados para a educação.
Profissionais da educação apontam que o uso da gamificação aumenta o interesse dos alunos, elevando assim o engajamento, desempenho e fixação.
Esperar que um professor consiga adequar uma metodologia para cada perfil de aluno ou para cada perfil de classe é algo quase que impossível.
Todavia, o uso de tecnologias educacionais são capazes de criar modelos de ensino personalizados, que estejam em sintonia com o momento real de aprendizagem de cada estudante.
Isso é possível graças à aferição constante do desempenho e dos resultados de avaliações objetivas.
Dessa forma, o professor passa a ter uma noção melhor do panorama da turma e pode agir individualmente e de forma personalizada.
Como implementar a tecnologia na escola?
Implementar a tecnologia na sua escola não precisa ser um bicho de 7 cabeças! Veja só quais são as medidas necessárias que você deve tomar:
Em primeiro lugar, é necessário que você conheça qual é o panorama atual da sua escola com relação a interação com a tecnologia.
É necessário conhecer quais são os momentos em que os professores e alunos estão mais conectados e a partir de qual dispositivo.
Essas informações são importantes para ter um ponto de partida de como inserir a tecnologia educacional a partir do status atual do seu público.
A tecnologia educacional precisa estar prevista no Projeto Político Pedagógico (PPP), por isso, é necessário sempre pensar nisso antes de iniciar o ano letivo.
Além disso, a gestão da escola deve buscar quais são os documentos normativos da instituição de ensino.
Na documentação deve ser relacionado tudo aquilo que a escola possui de suporte para o uso da tecnologia.
Dessa forma, se torna possível criar planos reais sobre as práticas que podem ser adotadas.
Não adianta inserir recursos tecnológicos na sua escola se os professores não estão capacitados para lidar com eles.
Por isso, se faz necessário a realização de treinamentos da sua equipe para que eles possam extrair dessas ferramentas as melhores práticas pedagógicas.
Por se tratar de tecnologia, o fluxo de mudanças é muito rápido e, por isso, é necessário manter-se sempre atualizado sobre as novidades tecnológicas.
A gestão da escola deve estar aberta para escutar professores, pais e alunos sobre sugestões inovadoras que podem ajudar a montar os planos de aula.
Já pensou em ter acesso a uma plataforma de aprendizagem sobre Educação Financeira na qual os alunos se divertem aprendendo e os seus professores podem acompanhar o desempenho dos alunos em tempo real?
Venha fazer parte da comunidade Apprenda Edu!
Aqui, os seus alunos podem aprender sobre educação financeira de uma forma acessível, através da gamificação.
Utilizamos a tendência do microlearning, com aulas curtas e interativas, ensino personalizado para o perfil do aluno, conteúdos colaborativos e eventos ao vivo!
Interessante, não é mesmo? Clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo para conhecer mais sobre a nossa metodologia!
Enviar um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.