Tecnologia: veja a importância dos professores saberem utilizá-la!

O uso da tecnologia se tornou um hábito cotidiano entre a maioria das pessoas e os professores não ficam de fora. Entenda o motivo!

January 9, 2023

, criado em

9.1.23

A tecnologia atualmente está presente no cotidiano da maioria das pessoas, sobretudo dos estudantes que pertencem às novas gerações. Nesse contexto, as aulas convencionais têm sido substituídas por ambientes de aprendizado com computadores e tablets.

Dessa maneira, é possível despertar a criatividade e interesse dos alunos, além de proporcionar novas formas de se comunicar, estudar, pensar e aprender. No entanto, para criar um ambiente de aprendizado construtivo, é necessário que os professores estejam preparados e capacitados para lidar com as novas tecnologias. 

É sobre isso que falaremos ao longo do artigo. Confira!

Qual a importância do preparo e capacitação dos professores?

Não há dúvidas de que a pandemia mudou a dinâmica das escolas, sobretudo a relação entre o professor e a tecnologia. Com a virtualização das aulas, os professores precisaram desenvolver conhecimentos tecnológicos em um curto período. 

Recursos como compartilhamento de tela, virtualização de provas e entrega de atividades mediadas por computador passaram a fazer parte da rotina dos professores. 

Mesmo com a flexibilização da pandemia, alguns desses recursos ainda são necessários nos dias de hoje. Isso porque as ferramentas digitais deixaram de ser apenas um recurso de apoio para se tornarem facilitadoras do trabalho pedagógico. 

Além disso, a tecnologia está presente no dia a dia de boa parte das crianças e adolescentes. Assim, não é mais possível separar a tecnologia da sala de aula, o que demonstra a necessidade da capacitação dos professores para que eles possam se adaptar à nova realidade dos estudantes. 

Para você entender melhor, nós separamos alguns motivos pelos quais as escolas devem investir em novas tecnologias para os professores. Entre eles estão:

Facilita o trabalho do professor

A tecnologia não só tornou o ensino mais personalizado, como também facilita o trabalho do professor por meio de metodologias ativas de aprendizagem, como questionários interativos, jogos virtuais e simulações, smartboards, ferramentas de apresentação de trabalho, compartilhamento de documentos e edição em tempo real, além de ferramentas de comunicação.

Acompanhamento do desenvolvimento dos alunos

Por meio da tecnologia é possível acompanhar de perto a jornada de aprendizagem dos alunos e diagnosticar aqueles que precisam de uma maior atenção. Essa personalização do ensino ajuda a mapear a forma como os estudantes aprendem melhor e, assim, propor conteúdos que contribuam com o estilo de aprendizagem pessoal. 

Diferencial no mercado de trabalho

Para além de facilitar o trabalho dos professores e possibilitar o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos, a utilização da tecnologia atualiza os docentes e contribui para maiores oportunidades de carreira. Por isso, se a escola se empenha para difundir recursos digitais na instituição, ela ganha diferenciais competitivos no mercado de trabalho. 

Como o profissional capacitado pode contribuir para aprendizagem do aluno?

Para acompanhar as necessidades dos alunos, é importante que os professores estejam sempre atualizados sobre as novas tecnologias, de modo a entender como elas podem ser utilizadas a favor do ensino. Conhecer as tecnologias que podem ser empregadas no ensino, como jogos virtuais, aplicativos e programas educativos, são excelentes formas de melhorar o desenvolvimento dos estudantes.

Estudantes mais motivados

A tecnologia está presente 24h na vida de boa parte dos estudantes. Assim, utilizá-la como recurso na sala de aula pode ajudar os professores a se aproximarem do universo pessoal dos estudantes, de modo a despertar o seu interesse pelas aulas e torná-los protagonistas da sua aprendizagem.

Desenvolvimento de habilidades

Existem duas principais habilidades do futuro: hard skills e soft skills. As hard skills estão relacionadas com o conhecimento técnico e específicos, enquanto as soft skills são traços de personalidade como liderança, comunicação ou gestão do tempo. 

É possível trabalhar essas duas habilidades por meio da tecnologia, de modo que os alunos tenham não só conhecimento técnico, como também explorem questões como resolução de problemas, senso de equipe, liderança etc.

Maior produtividade

Por fim, o uso da tecnologia também contribui para aumentar a produtividade dos alunos. Isso porque resolver exercícios por meio de jogos virtuais, aplicativos e programas educativos acelera o aprendizado e retenção de determinado conteúdo. Além de aumentar a produtividade, estimula o desenvolvimento cognitivo e a criatividade dos alunos. 

Dicas para os professores 

Apesar da mudança no ensino ser necessária, nem sempre é fácil para os professores lidar com as novas tecnologias, podendo sempre surgir dúvidas e questionamentos. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para te ajudar na adaptação aos novos recursos tecnológicos em sala de aula.

Comece sempre pelo básico

Lembre-se de começar pelo básico e aos poucos ir inserindo os recursos tecnológicos em sala de aula. Como exemplo, você pode começar com apresentações em power point e depois ir evoluindo gradualmente para jogos virtuais, aplicativos e programas educativos. Faça pequenos testes com cada recurso e acompanhe o desenvolvimento dos alunos. 

Peça ajuda em caso de dúvida

Caso tenha dúvida, peça ajuda ao departamento de TI da instituição ou então à própria empresa responsável pelo produto, ou serviço tecnológico. Pesquisas na internet, fóruns e outros educadores também podem te ajudar nessa nova etapa. Por isso, não tenha receio de pedir ajuda.

É importante também que a instituição estabeleça um plano de digitalização da sala de aula, além de fazer simulações de atividades utilizando programas e criar manuais de como utilizar determinado recurso, para que os professores se sintam mais confortáveis e seguros para utilizar as novas tecnologias.

Conclusão

Fica evidente, portanto, a necessidade de preparar e capacitar os professores para as novas tecnologias, uma vez que elas podem não só facilitar o trabalho do docente, como também contribuir para o aprendizado dos estudantes. 

Apesar de contribuir com o aprendizado, é necessário que o professor saiba como os recursos serão utilizados dentro e fora da sala de aula. Por isso, é importante que as escolas ofereçam cursos e treinamentos para capacitar os professores para as novas tecnologias. 

Lembre-se que os professores não precisam saber tudo sobre tecnologia, apenas o necessário para adaptar a realidade em que os alunos se encontram e, assim, obter os resultados desejados em sala de aula. Nesse sentido, o apoio da instituição é fundamental, de modo a consolidar uma construção coletiva do conhecimento.

Como o Apprenda pode te ajudar?

Diante das necessidades do mundo atual, nós do Apprenda desenvolvemos uma plataforma gamificada com conteúdo exclusivo para ajudar as instituições de ensino a implementar a educação financeira com o auxílio da tecnologia. 

Partimos do princípio que a melhor forma de trabalhar a educação financeira é abordando o conteúdo de forma aplicada no cotidiano do aluno, para que faça sentido para ele. Por isso, no nosso aplicativo o aluno aprenderá de forma prática e divertida em qualquer lugar, melhorando o seu desempenho e preparando ele para a vida.

O Apprenda possui uma plataforma web para administradores para que você possa acompanhar o desempenho dos alunos em tempo real e, assim, tome decisões com mais agilidade e precisão baseado em dados. Além disso, existe a possibilidade de criar avatares, desafios, missões, ranking e recompensas dentro do próprio aplicativo, o que torna o estudo gamificado mais estimulante e desafiador.

Agora que você já sabe a importância de os professores saberem utilizar a tecnologia, por que não confere mais matérias como essa no nosso site ? Visite já.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentário enviado com sucesso. Agradecemos.
Oops!Seu comentário não foi enviado

Artigos relacionados

Educação

21.12.2022

Inovação escolar: veja como aumentar a produtividade e o interesse nos estudos

Educação

16.2.2023

8 Tendências para o mercado educacional

Educação

6.12.2022

A gamificação do ensino: facilidades para gestores e professores